domingo, 18 de maio de 2008

Hoje é dia de falar da minha vida profissional...

...prq eu não acordei otária o suficiente pra deprimir meus leitores falando da minha vida afetiva.
Vamos então à lição de psicurranálise digrátis e exclusiva só pra quem é visitante do meucu:


O Complexo de Édipo e Electra:

Dos 3 aos 6 anos, a criança já se identificou com um dos pais por ser igual a ela. Os meninos se identificaram com o pai (prq, como eles, o papai tbm tem pipi) e as meninas com a mamãe (prq, como elas, a mamãe tbm não tem pipi). Quando o menininho vê que o papai é igual a ele e tbm tem a atenção da mamãe, óbvio que o menininho vai querer a atenção da mamãe só pra ele (prq o nosso instinto sempre é querer tudo pra si e não dividir nada com os iguais), então o garotinho vai tentar seduzir a mamãe. Dizemos até que ele se apaixona pela mamãe.
Com a menininha, acontece a mesma coisa, só que ao invés de se apaixonar pela mamãe, ela se apaixona pelo papai.
Com o tempo, isso tudo passa: a mamãe ou o papai fazem o corte neste sentimento e aí a gente vai viver uma vida normal, só pra resumir toda essa história.
Só que, de vez em quando, a identificação e o complexo de Édipo ou de Electra acontecem ao contrário: O menininho gama no papai, a menininha na mamãe e, às vezes, as pessoas nunca superam...


Tipo a Jodie Foster que namorou com a mãe dela durante 14 anos. Só terminou outro dia aí.


Prq amante lésbica é o caralho, né, Jodie! Se essa aí não é sua mãe, só pode ser sua avó, tia ou teu futuro que veio pra te assombrar.


De qualquer forma, eu atendo na clínica psicológica todos os sábados pela manhã e adoraria ter uma porção de paparazzi na porta do meu mini-consultóriozinho.
MeligaJodie, bjão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Doutora, é possível explicar a confusão em que se meteu Ronaldo e-se-hoje-eu-for-comer-um-tobiiiinha Fenômeno à luz do complexo de Édipo também?

Eu gostaria de ver :D